Sobre o ISVIT

A DSM tem a missão de fomentar a inovação de tecnologias que são aplicadas em matérias-primas e em produtos de nutrição, aprimorando a saúde e o desempenho dos animais.

Entre outras iniciativas, a empresa promove o ISVIT - International Symposium on Vitamins and Technologies, evento que visa disseminar a informação e o debate sobre a importância do emprego de vitaminas e novas tecnologias na suplementação nutricional de animais de alto desempenho.

O simpósio conta com a participação de autoridades nacionais e internacionais sobre o assunto, enriquecendo o conhecimento de técnicos, médicos veterinários, zootecnistas e demais profissionais da pecuária de corte e leiteira.

A programação, os palestrantes e demais informações sobre o evento podem ser acessadas neste espaço. A DSM espera que você aproveite esta oportunidade, com o objetivo de sempre oferecer o melhor para o desenvolvimento da pecuária nacional.

Programação

Palestrantes

Cristina Simões Cortinhas

DSM Brasil

Médica Veterinária, graduada pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). Possui mestrado em Nutrição e produção Animal pela Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e doutorado em Ciências pela mesma instituição (FMVZ/USP), com período de aperfeiçoamento na University of Wisconsin (EUA). Suas pesquisas avaliaram nutrição, qualidade do leite, enzimas, óleos essenciais e vitaminas. Atualmente é Supervisora de Inovação e Ciência Aplicada para Ruminantes LATAM da DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A, liderando os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de produtos para gado leiteiro.

Sila Carneiro da Silva

ESALQ Brasil

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP em 1986, Mestrado em Nutrição Animal e Pastagens pela ESALQ/USP em 1990 e Ph.D. em Pasture Agronomy pela Massey University, Nova Zelândia, em 1994. É professor do Departamento de Zootecnia na área de Pastagens e Forragicultura, com ênfase e atuação na área de ecofi siologia de plantas forrageiras. Ao longo de sua carreira vem desenvolvendo estudos e pesquisas com gramíneas forrageiras tropicais e o aprimoramento de seu uso e manejo em sistemas de produção animal em pasto, visando a intensifi cação da produção por meio da colheita efi ciente da forragem produzida.

Luiz Ferraretto

University of Florida EUA

Formouse em Zootecnia pela Universidade Estadual de São Paulo em 2008, fez residência na Universidade de WisconsinMadison (2009), Mestrado (2011), seguido pelo Doutorado (2015) em Dairy Science, com foco em nutrição aplicada à pecuária leiteira. Finalizado o seu Ph.D., passou a integrar o William H. Miner Agricultural Research Institute como assistente de pesquisa pósdoutoramento. Atualmente, é Professor Adjunto em Nutrição de Gado no Departamento de Ciências Animais da Flórida e o seu campo de pesquisa é a nutrição e manejo aplicados ao gado leiteiro.

Jo Leroy

University of Antwerp Bélgica

Dairy cows should be fertile to guarantee the farmer’s income and to safeguard the sustainability and the ecological impact of the dairy industry. In this talk we will show how any pressure on metabolic health will have a negative impact on fertility. Especially the oocyte may suffer from metabolic stress and disease leading to disappointing conception rates up to many weeks after the insult. Feeding and management for optimal health will maximize milk production and will lead to fertile cows.

Rodrigo de Souza Costa

DSM Brasil

Médico Veterinário pela UFMG em 1996 e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição no ano 2000. Na Tortuga desde 2001, atuou como assistente técnico comercial, coordenador de segmento leite, gerente técnico e gerente do segmento leite. Atualmente está gerente técnico segmento leite na DSM.

Ricardo Andrade Reis

UNESP Brasil

Graduação, mestrado e doutorado em Zootecnia: Universidade Federal de Viçosa. Docente da UNESP Jaboticabal desde 1982, atualmente é Professor Titular de Forragicultura e Pastagens. Treinamento em nível de Pós Doutorado no Agronomy Department, University of Florida. Membro do INCT Ciência Animal, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1 A. Pesquisas: Conservação de forragem; Suplementação da dieta de ruminantes em pastejo. Membro do CA Zootecnia de 2013 a 2015, Coordenador do grupo de pesquisa CNPq: Avaliação de sistemas de suplementação de ruminantes em pastejo.

Marcos Inácio Marcondes

UFV - Universidade Federal de ViçosaBrasil

Graduado em Zootecnia e também mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Fez seu doutorado em Zootecnia também pela UFV, com período sanduíche na Texas A&M University. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais e Exigências Nutricionais de Bovinos. Atualmente, atua como professor efetivo de Bovinocultura de Leite na Universidade Federal de Viçosa, é membro efetivo do comitê brasileiro de determinação de exigência nutricionais de gado de corte (BR-CORTE) e leite (BR-LEITE), além de ser coordenador adjunto de mestrado profissional na CAPES.

Lucas Oliveira

DSM Brasil

Eng.º Agrônomo, especialista em nutrição de ruminantes, com foco em formação e manejo de pastagens, com MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing, Planejamento e Inteligência Competitiva. Pós-graduando em produção de gado de corte, atuando como consultor em fazendas do Brasil. Exerce o cargo de Gerente Técnico Nacional de Gado de Corte pela DSM, sendo idealizador e gestor do Programa Gestão DSM, maior programa de acompanhamento de fazendas de empresa de nutrição do país. Possui experiência em fábricas de rações, com formulações, treinamento e implantação de BPF.

Luiz Gustavo Ribeiro Pereira

EMBRAPA Brasil

Médico veterinário e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora-MG. Desenvolve pesquisas focadas em Nutrição de Ruminantes, atuando principalmente na avalição de alimentos para animais, metabolismo bioenergético, eficiência alimentar, gases de efeito estufa na pecuária e pecuária leiteira de precisão.

Galen Erickson

Universidade de Nebraska Lincoln EUA

Formou-se em 1995 pela Universidade do Estado de Iowa, e obteve seu mestrado e PhD pela Universidade de Nebraska-Lincoln em 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, é professor em Ciência Animal da Indústria Pecuária de Nebraska, Catedrático e Especialista no curso de Extensão do Departamento de Ciência Animal na Universidade Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas premiações, entre elas, o prêmio Destaque de Jovem Pesquisador da Midwest American Society of Animal Science (2009); o prêmio Realização em Início de Carreira da American Society of Animal Science (2009); e o prêmio de Nutrição de Ruminantes da American Feed Industry Association (2015). Recentemente, foi indicado para o Nebraska Ag Hall of Achievement (2017) pelo seu trabalho.

Luiz Gustavo Nussio

ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Brasil

Professor Associado III do Departamento de Zootecnia e Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. É líder de grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: silagens, volumosos, milho e cana-de-açúcar. Foi membro da Diretoria e Presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, e também da organização do International Symposium on Forage Quality and Conservation e Chairman do International Silage Conference em 2015.

Pietro Sampaio Baruselli

USP - Universidade de São Paulo Brasil

Graduado em Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985), Especialista em Reprodução Animal pela Universidade de Turim, Itália (1986), Mestrado (1992), Doutorado (1997) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2002). Pós Doutorado na Universidade de Queensland - Austrália (2007 a 2008). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ/USP e pesquisador nível 1A do CNPq. Publicou mais de 250 artigos completos em periódicos científicos, mais de 500 resumos e 100 trabalhos em anais de congressos. Ampla experiência em Reprodução Animal, principalmente em: fisiologia e manejo reprodutivo, sincronização da ovulação para biotecnologias da reprodução, inseminação artificial e transferência de embriões em bovinos e bubalinos.

Dante Pazzanese Lanna

USP - Universidade de São Paulo Brasil

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciência Animal - Cornell University (1993). Afiliado da Cornell University de 1993 a 2001. Atualmente é professor associado ms-5 da Universidade de São Paulo. Atua na área de Nutrição, Bioquímica Nutricional, Regulação do Metabolismo Intermediário e Modelagem de Metabolismo. Transfere conhecimento em Nutrição principalmente para a indústria de rações, aditivos e alimentação de bovinos de corte.

Hugo Resende

DSM Brasil

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (UFU), é Especialista em nutrição de ruminantes com foco na terminação de bovinos de corte confinados. Atua no segmento a 11 anos na DSM, com trabalhos relacionados a nutrição, gestão, atendimento técnico dos principais clientes confinadores, capacitação e treinamento da equipe técnica e de vendas. Esteve nos EUA (Texas, Colorado e Flórida) realizando visitas aos confinamentos, onde pode conhecer o sistema de produção e realidade local. Atualmente é Gerente Técnico Nacional de Confinamento da DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A

Alexandre Schwartsman

DSM Brasil

Um dos maiores palestrantes sobre cenários econômicos do país. Sua palestra se destaca por sua linguagem acessível e conteúdo bem fundamentado. Colunista da Folha de São Paulo, “Folha Press” e da rádio CBN, Alexandre Schwartsman é autor de diversos livros e publicações com foco em assuntos macroeconômicos. O palestrante foi economista-chefe do grupo Santander Brasil e diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) durante o governo Lula.

José Eduardo P. Santos

University of Florida EUA

“Research Foundation Professor” no Departamento de Ciências Animais na Universidade da Florida, EUA. Graduou-se em Medicina Veterinária pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1992; completou o mestrado em 1995 e o PhD em 1997 pela Universidade do Arizona, EUA, e o programa de residência clínica em medicina de produção de bovinos leiteiros pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da California-Davis, EUA, em 2000. Foi Professor Assistente e Professor Associado de 2000 a 2008 no Departamento de Saúde de Rebanhos e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da California-Davis. Em 2008, ele se transferiu para o Departamento de Ciências Animais da Universidade da Florida onde é professor titular e onde conduz pesquisa, ensino, e programas de extensão nas áreas de nutrição, reprodução e saúde de bovinos leiteiros. José é membro do comitê de exigências nutricionais de bovinos leiteiros do Conselho Nacional de Pesquisa (NRC).

Vinícius Nunes de Gouvêa

DSM Brasil

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (ESALQ/ USP) e doutorado em Nutrição e Produção Animal pela mesma instituição (FMVZ/ USP), com período de experiência na The Ohio State University (EUA). Suas pesquisas avaliaram principalmente métodos de processamentos de grãos de milho e utilização de subprodutos em dietas para bovinos de corte confinados. Atualmente é Supervisor de Inovação e Ciência Aplicada para Ruminantes LATAM da DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A.

Elias Jorge Facury Filho

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Professor das disciplinas Clínica de Ruminantes e Medicina de Produção, na Escola de Veterinária da UFMG (EV UFMG) desde 1994. Possui mestrado na área de Medicina Veterinária Preventiva e doutorado em Ciência Animal. Orienta no curso de pós graduação em ciência Animal da EV UFMG com pesquisas em Sanidade de bezerros, Período de transição, Hemoparasitoses, Diarreia neonatal e saúde dos cascos.

Joe McGrath

DSM Australia

Apaixonado nutricionista de ruminantes, com ampla experiência tanto na pecuária de corte como leiteira. A sua carreira cobre trabalhos em todos os campos da nutrição de gado, inclusive a nutrição de gado de corte em confinamento, no setor acadêmico e consultoria no setor leiteiro. As suas pesquisas estão centradas basicamente em aditivos de ração, focando especialmente a otimização do metabolismo de cálcio e fósforo com o uso de HyD. Atualmente, é o gerente técnico regional da DSM para ruminantes na região da Ásia e Pacífico.

Palestras